domingo, 15 de janeiro de 2017

Em busca do pensar tradicional na arte



Depois de uma visita a Portugal, descobrindo algumas das raízes do Brasil, fiquei impressionado com o colorismo e formas geométricas dos azulejos portuguesas, de origem tradicional do Oriente Médio, como pode se comprovar numa visita ao Museu Gulbenkian.


Sabendo que a busca do geometrismo nas construções árabes e mozárabes visa a uma percepção metafísica da Divindade, simbolizada na arte geométrica, e procurando beber nas fontes tradicionais que originaram essa perspectiva da arte, produzi uma série que chamei de "Portuguesa" , mas que além de ser portuguesa, tem inspiração oriental.

Este foi um dos primeiros trabalhos que fiz nessa linha


A busca de encontrar as raízes do conhecimento tradicional ao fazer os desenhos é que é o processo que eu busco. Ou seja: buscar pensar tradicionalmente ao fazer os desenhos.

E pensar tradicionalmente significa entender que os traçõs tem uma simbologia, que curvas e retas são colocadas não apenas no sentido estético e do equilíbrio, mas também procurando dizer algo que não esteja imerso no cotidiano.

Talvez as pessoas entendam este pensamento com algo reacionário. Mas eu entendo que, no tocante à estética, o excesso de rebeldia levou ao nihil... vazio.

E quanto a isto, parece que chegamos ao ponto em que mencionava T. S. Eliot:

Nós somos os homens ocos

Os homens empalhados
Uns nos outros amparados
O elmo cheio de nada. Ai de nós!
Nossas vozes dessecadas,
Quando juntos sussurramos,
São quietas e inexpressas
Como o vento na relva seca
Ou pés de ratos sobre cacos
Em nossa adega evaporada



(trad. Ivan Junqueira)

"Quatro azulejos" (guache e aquarela sobre papel hahnemuhle 425 - 30 cm x 40 cm)
Primeiro estudo que fiz com repetição de padrões.

Aquarela e guache profissionais s / Papel Arches 100% algodão (300 g/m²) - 23 cm x 31 cm.
Este trabalho foi o primeiro no qual consegui um 
resultado estético almejado, dentro da "série portuguesa".



"EXPANSÕES"
Pintura utilizando aquarela de grau profissional (Sennelier, Daler,
Schmincke) e tinta acrílica profissional (Golden e Liquitex), sobre
papel Arches de 180 GSM (90 Lb), 100 % algodão.


Na busca das raízes tradicionais, com base na geometria dos azulejos portugueses e mouriscos, fiz este trabalho: "Expansões".



Busquei  a analogia da origem (simbolismo axial) com a manifestação (periférica). E dentro de nós o maior exemplo deste simbolismos axial, é o coração. O coração (origem, centro), e suas derivações (órgãos, atitudes, etc.).




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