segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

TOXICIDADE DAS TINTAS ARTÍSTICAS




Verifiquei no site www.wetcanvas.com, em um de seus fóruns, uma lista sobre substâncias tóxicas existentes em tintas artísticas. Algumas são usadas comumente pelos pintores.

O artigo de Laura Dicus (http://www.wetcanvas.com/forums/showthread.php?t=421929) dá informações bem importantes sobre o trato com as tintas e suas pigmentações e substâncias tóxicas existentes dentro delas.

Aqui faço um pequeno resumo das informações lá expostas.

 
Rotulagem de segurança

O
Art and Creative Materials Institute, Inc. (*ACMI*), dos EUA, tem avaliado e certificado materiais de  arte, artesanato e outros materiais criativos para garantir que eles sejam devidamente rotulados. Este programa de certificação é revisto pelo Conselho Consultivo de Toxicologia da ACMI. 

 
O ex-selo da ACMI usado em produtos que exigem rotulagem, juntamente com a etiqueta exigida pelo Toxicologista

No Brasil não temos este tipo de certificação. Por este motivo, podemos usar dados informados paralelamente, e avaliar os pigmentos utilizados em tintas nacionais (quando são informados pelos fabricantes brasileiros).

Os produtos com o selo
AP (Approved Product) da ACMI são certificados em um programa de avaliação toxicológica por um médico especialista para não conter nenhum material em quantidades suficientes para serem tóxicos ou prejudiciais aos seres humanos ou para causar problemas de saúde agudos ou crônicos. Estes produtos certificados pela ACMI são etiquetados de acordo com a rotulagem padrão de perigo crônico ASTM D 4236 e lei federal, PL 100-695 e não há risco físico conforme definido com 29 CFR Part 1910.1200 (c) ". Estas são leis Estadunidenses.


Além disso, produtos que ostentam o selo CP não-tóxico atendem a requisitos específicos de materiais, mão de obra, qualidades de trabalho e de cores descritos em normas de produtos adequados emitidos pelo ACMI ou de outras organizações de normatização reconhecidas. 

 
  

Antigos selos da ACMI

 
O selo CL (Cautionary Labeling: Selo de precaução) identifica os produtos que são certificados para serem devidamente rotulados em um programa de avaliação toxicológica por um perito médico para quaisquer riscos para a saúde conhecidos e com as informações do uso seguro e adequado desses materiais. Este selo aparece em apenas 15% dos materiais de arte, para adultos, no programa de certificação do ACMI e em nenhum dos materiais das crianças. Esses produtos também são certificados pela ACMI para serem etiquetados de acordo com a norma de rotulagem de perigo crônica, ASTM D 4236 e o o Ato de Rotulagem de Materiais de Arte Perigosos dos EUA.


CA Prop 65 Labeling

O estado da Califórnia exige advertências claras e razoáveis ​​sobre os produtos que contenham substâncias químicas que têm demostrado câncer, defeitos de nascimento ou outros danos reprodutivos. Mesmo que estes produtos contenham apenas traços de substâncias químicas nocivas, um aviso é necessário. Recomenda-se cuidado ao utilizar os produtos desta relação que estão marcados para CA PROP 65. 


Outras informações regulamentares:
UK regulatory reference: produtos químicos analizados e avalizados no Reino Unido (Hazard Informação e embalagem); regulações tomadas em 1993.

Diretivas da UE: Diretiva para Compostos Perigosos 88/379. Sistema de informação específico relativo aos compostos perigosos 91/155.

Código de Prática Aprovado: Classificação e Rotulagem de Substâncias e compostos perigosos para o Abastecimento.


PIGMENTOS TÓXICOS

Alumínio
A poeira é um irritante ocular e respiratório. Aumento dos níveis de alumínio fori encontrado nos cérebros de pessoas com doença de Altzheimer.

Sílica amorfa
Leve irritante ocular e da Pele.

Cádmio, sulfureto de cádmio, Selenide cádmio
Exposição interna = risco de câncer. Baixa toxicidade aguda. A exposição prolongada por inalação e / ou ingestão pode causar doença pulmonar, danos nos rins e aumento do risco de câncer. Formas solúveis são mais perigosas.

Preto carbono (carbono black, lamp black, etc.)
Possível substância carcinogênica em humanos.

Compostos de crómio
Agentes carcinogêncios, se absorvidos internamente. Pode ter efeito retardado sobre o sistema respiratório. Irritante do olho e da pele.

Cobalto, cobalto solúvel, aluminato de cobalto, zinco-cromo-cobalto
Pode causar danos ao coração ou aos pulmões e é um suspeito agente carcinogênico. Pode causar falta de ar, cansaço fácil e dor torácica. O contato prolongado com a pele pode resultar em urticária, eczema. Condições médicas, como doenças cardíacas e dermatite crônica podem ser agravados. Não pulverizar. Lavar as mãos imediatamente após o uso. Não comer, beber ou fumar durante a utilização. Em caso de ingestão obter assistência médica imediata. Para mais informações contate um centro de controle de envenenamento.

Cobre
Inalação e ingestão são perigosos. Exposição a curto prazo induz sintomas gripais e pode irritar o olho. A exposição a longo prazo pode causar irritação da pele e descoloração na pele ou cabelo.

Sílica cristalina
Agente carcinogênico se inalado excessivamente.

Óxido de ferro
Pode causar problemas respiratórios.

Chumbo
Conhecida substância venenosa que afeta:  Em crianças - o cérebro, sistema nervoso, células sanguíneas e capacidade de usar a vitamina D e cálcio.  Em adultos - sérios problemas reprodutivos.

Manganês, compostos de manganês
Pode causar danos ao feto em desenvolvimento.

Níquel
Carcinogênico. Não pulverizar.

Quinacradones
Pode causar dermatite. Irritante do olho, da pele e irritantes respiratórios.

Ftalocianinas
Pode causar dermatites. Nos olhos, pele irritantes respiratórios.

Dióxido de titânio
Agente cancerígeno e tóxico para a reprodução.

Óxido de zinco
Conhecido por causar câncer e prejudicar órgãos reprodutivos / processos reprodutivos.

Sulfureto de Zinco
Irritante dos olhos, nariz e garganta. Pode produzir "metal fume fever" (febre da fumaça metálica). 

CONCLUSÃO
Como não temos este tipo de fiscalização no Brasil, procure se informar. Prefira tintas que contenham especificações quanto ao conteúdo. Ao utilizar tintas que contenham algum grau de toxicidade, tome as precauções necessárias. 

2 comentários:

  1. Boa noite! Obrigado pelo post. Vc saberia quais máscaras são recomendadas para a proteção na pintura artística? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro André,

      Cada artista tem um organismo. Alguns mais sensíveis e outros menos. Portanto, ao se pintar com tinta a óleo, por exemplo, onde os gases provenientes dos solventes são mais fortes, alguns pintores sofrem alergia, ou alguma sensação desagradável.

      Eu acho que pintar com máscaras não é algo bom, tendo em vista que as máscaras capazes de bloquear os efeitos de uma tinta a óleo seriam desconfortáveis e desagradáveis de usar (vide este site: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/respiradores.html). Acredito que, no caso das tintas a óleo um filtro de baixa capacidade já seria suficiente.

      Mas, recomendo que, se possível, utilize tintas a base d'água, como por exemplo tintas acrílicas. Tem ótima durabilidade e é possível se conseguir bons resultados pictóricos com ela. Algumas, como a Golden Open, não secam tão rápido como é normal nessa qualidade de tinta.

      abraço!

      Excluir